Blog Vet Popular

Mais de 85% de cães e gatos têm tártaro por falta de escovação

Mais de 85% de cães e gatos têm tártaro por falta de escovação

como-limpar-dente-cachorro

A limpeza diária combate as placas bacterianas e preveni a doença periodontal.

Assim como os humanos, a higienização da boca e a escovação dos dentes dos cães e gatos devem ser diárias para manter a saúde bucal e prevenir doenças.

O médico veterinário e especialista em odontologia do Grupo Vet Popular, Thiago Prescinotto, explica que a simples higienização evita problemas bucais, entretanto é importante que os donos dos pets realizem a limpeza de forma adequada e leve os seus animais aos veterinários regularmente, pelo menos uma vez por ano.  O especialista ressalta que não devem ser usados nada de humano, já que no mercado pet existem escovas com cerdas mais suaves e especialmente anguladas, além de cremes dentais exclusivos para cachorros com sabores agradáveis como frango ou carne.  “A escovação inicial é como um adestramento, o dono deve se habituar a ir aos poucos, pode começar com dedo, por exemplo, depois com uma dedeira, até chegar à escova de fato.”, ensina. “Com a escovação combatemos as placas bacterianas, evitamos o mau hálito, doenças na gengiva e a queda de dentes, além de infecções graves que podem se espalhar causando risco de vida.”, afirma Prescinotto.

O médico veterinário alerta que a principal doença causada pelo tártaro é a periodontal, e os primeiros sinais são mau hálito e inflamação da gengiva, já na fase mais avançada acontece a destruição óssea e a perda dos dentes. “Procurar um especialista ao perceber algo de errado como mau hálito e inflamação da gengiva é imprescindível para que a doença não evolua e chegue a um estágio irreversível, já que a bactéria presente no tártaro destrói os dentes.” reforça. Outra informação importante, segundo Prescinotto, é que a doença grave na boca prejudica outros órgãos levando inclusive a diminuição do tempo vida dos animais. “Por isso é importante que os donos de cães e gatos realizem a escovação uma vez ao dia, prevenindo problemas bucais”, finaliza o especialista em odontologia veterinária.

Sobre o Grupo Vet Popular
O Grupo Vet Popular iniciou suas atividades em 2008 com sua primeira unidade do Hospital Veterinário Vet Popular na Av. Conselheiro Carrão. Esta unidade é a primeira na característica de hospital 24h a preços populares da zona leste de São Paulo. Após seis anos o Grupo inaugurou, ao lado do primeiro hospital, um Centro de Diagnósticos para exames gerais em pets. Em 2015, com a abertura da segunda unidade do hospital na zona norte, o grupo passou a expandir suas ações para outras regiões da cidade.

Com serviços de internação, cirurgia 24h, consultas de especialidades, raio-x digital, ultrassom, centro de imunização e laboratório, o espaço se destaca pela quantidade de clientes e atendimento diferenciado ao longo dos anos. A empresa também promove importantes campanhas de castração, além de cuidados com a estética do animal com banho e tosa, remoção de tártaro e serviços diferenciados como o de táxi-dog, por exemplo.

Deixe uma resposta


NOTA | Caso paciente Pintada (SRD)

➡ O Hospital Vet Popular comunica que a paciente Pintada, da espécie canina, SRD, baleada no Terminal de Cargas da Zona Norte, na noite desta quarta-feira, foi prontamente atendida em caráter emergencial pela Dra. Bianca Ferreira e, posteriormente, encaminhada ao centro de internação sob os cuidados da equipe médica intensiva liderada pela Dra. Fernanda Risoli e Dr. Luiz Cesar Moretti, realizando todos os procedimentos para estabilização de sua saúde. Neste momento, encontra-se internada e seu estado de saúde é estável. A mesma fará, durante todo o dia, uma série de exames de imagem, cardiológicos e hematológicos para, assim, os médicos avaliarem seu estado de saúde com mais precisão. A princípio, Pintada ficará internada por tempo indeterminado.

➡ IMPORTANTE: o Hospital VET Popular CUSTEARÁ TODO O TRATAMENTO da Pintada, não havendo custos aos policiais que a socorreram. Agradecemos a confiança dos soldados do 5.º Batalhão da Polícia Militar de SP.

➡ O Grupo Vet Popular repudia toda e qualquer violência contra os animais e acredita na justiça para que o agressor seja punido por tal crueldade.