Blog Vet Popular

Saiba os cuidados na gestação de cadelas

Saiba os cuidados na gestação de cadelas

Detect-Pregnancy-in-Your-Female-Dog-Step-4

Veterinários do Hospital Vet Popular alertam sobre o acompanhamento das mamães.

A gestação em cadelas dura aproximadamente de 58 a 62 dias. É nesse período que ela necessita de alguns cuidados essenciais para ter um parto tranquilo, com filhotes fortes e saudáveis.

A confirmação da gestação poderá ser feita entre 20-30 dias após a cruza através do exame de ultrassonografia abdominal. Este é sensível para observar viabilidade fetal, batimentos cardíacos e diferenciação dos órgãos abdominais e torácicos. Porém não é o mais indicado para definir o número preciso de fetos. Para isso, é indicado o exame de raio-x abdominal com aproximadamente 45 dias de gestação.

“Após 30 dias de gestação a cadela tem uma necessidade energética maior, por isso é aconselhado a mudança de alimentação: ração de filhote com alto teor de gordura e cálcio é a principal indicação alimentar neste período. Mantenha sempre água fresca e limpa”, diz o Dr. Luiz Cesar Moretti, médico veterinário do Hospital Veterinário Vet Popular 24h.

Os banhos podem ser dados normalmente até uma semana antes do parto, porém se a cadela tem hábito de se agitar muito durante o banho, é aconselhado diminuir a freqüência ou até mesmo evitá-los. Fatores estressantes podem desencadear o parto precoce.

As cadelas prenhes devem ser vermifugadas após 45 dias de gestação. Posteriormente, deve ser tratada junto com o filhote no 15º dia após o parto.

“É aconselhado que a carteirinha de vacinação esteja em dia antes mesmo da cruza, pois não é indicado vacinar fêmeas gestantes”, alerta a Dra. Caroline Mouco Moretti, médica veterinário do Hospital Veterinário Vet Popular 24h.

Na última semana de gestação deixe tudo preparado. Deixe uma área segura e tranquila, de fácil acesso para a fêmea, longe de barulhos e correntes de ar. Arranje uma caixa ou uma caminha com panos para que a cadela possa deitar e se acomodar na hora do parto.

Os primeiros sinais aparecerão até 48 horas antes do início do parto. A fêmea ficará inquieta, vai procurar “ninhos” e cavar a caminha ou a caixa. Mostram desconforto e não conseguem se ajeitar para deitar ou dormir. É normal a cadela não querer se alimentar ou diminuir o apetite nesse período.

Chegada a hora do parto, a cadela começará a sentir as contrações – movimentos abdominais semelhantes a da evacuação. É comum observar corrimentos vaginais de coloração esverdeada. Após o início desses eventos, a cadela tem até duas horas para parir o primeiro filhote.

A partir do nascimento do filhote, normalmente a mãe tem condições de fazer tudo sozinha: ela rasga a placenta, corta o cordão umbilical, cessa o sangramento do cordão, em seguida inicia a limpeza das narinas, ajudando assim o filhote a respirar, limpa todo o filhote, e enfim o direciona as mamas, estimulando esse a receber o colostro.

“O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro é de aproximadamente duas horas”, conta Dr. Luiz Cesar.

Observe se todos os filhotes estão mamando bem e se ela está os aceitando bem.

Mas lembrem-se: para garantir que tudo ocorra bem, a monitoração e acompanhamento pelo Médico Veterinário é fundamental! Por isso desde o inicio da gestação, leve a mais nova mamãe para fazer visitas periódicas em seu veterinário.

O Hospital Veterinário Vet Popular 24h fica localizado na Avenida Conselheiro Carrão, 2694 – Vila Carrão. Mais informações: (11) 2093-0867 – (11) 2093-8166.

Deixe uma resposta


NOTA | Caso paciente Pintada (SRD)

➡ O Hospital Vet Popular comunica que a paciente Pintada, da espécie canina, SRD, baleada no Terminal de Cargas da Zona Norte, na noite desta quarta-feira, foi prontamente atendida em caráter emergencial pela Dra. Bianca Ferreira e, posteriormente, encaminhada ao centro de internação sob os cuidados da equipe médica intensiva liderada pela Dra. Fernanda Risoli e Dr. Luiz Cesar Moretti, realizando todos os procedimentos para estabilização de sua saúde. Neste momento, encontra-se internada e seu estado de saúde é estável. A mesma fará, durante todo o dia, uma série de exames de imagem, cardiológicos e hematológicos para, assim, os médicos avaliarem seu estado de saúde com mais precisão. A princípio, Pintada ficará internada por tempo indeterminado.

➡ IMPORTANTE: o Hospital VET Popular CUSTEARÁ TODO O TRATAMENTO da Pintada, não havendo custos aos policiais que a socorreram. Agradecemos a confiança dos soldados do 5.º Batalhão da Polícia Militar de SP.

➡ O Grupo Vet Popular repudia toda e qualquer violência contra os animais e acredita na justiça para que o agressor seja punido por tal crueldade.