Castração em cães e gatos – MV. Camila Thais Carvalho

O QUE É?
A castração de cadelas e gatas é o procedimento cirúrgico de retirada dos dois ovários, dos cornos uterinos e do útero e é chamado de ovariosalpingohisterectomia, mais conhecida como OSH ou OH.
A castração de cães e gatos é o procedimento cirúrgico de retirada dos testículos, epidídimos e parte dos cordões espermáticos, chamado de orquiectomia ou ORQ.

QUAIS SÃO OS EXAMES PRÉ ANESTÉSICOS?
Antes do procedimento cirúrgico é necessário passar animal em consulta com um Médico Veterinário e realizar exames complementares.
Para a realização do procedimento é preciso coletar exames de sangue e exames cardíacos, além daqueles que o profissional veterinário julgar necessário em cada caso.
Quanto mais idoso for o paciente, provavelmente mais exames precisarão ser feitos para aumentar a segurança e entendimento da cirurgia e da anestesia de acordo com cada situação.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Para as fêmeas, a castração evita em torno de 90% das formação de tumores mamários, pseudociese (gravidez psicológica) e se for realizada corretamente, anula completamente a chance de ter infecção de útero (piometra). Além desses benefícios,
o animal não tem mais filhotes, não possui mais a fase estral (cio), diminui agressividade, comportamentos territorialistas, incidência de fugas, ajuda no tratamento de dermatoses (como a sarna demodécica), controla anormalidades
endócrinas etc
Para machos, a castração evita permanentemente a reprodução, a hiperplasia prostática benigna, tumores testiculares, diminui comportamentos agressivos e territorialistas, incidências de fugas, hérnia perianal e inguinal. Os benefícios estão diretamente relacionados com a idade em que o animal foi castrado.

QUANDO CASTRAR?
Para cadelas, a castração é indicada a partir do sexto mês, quando a maioria dos animais atinge a maturidade sexual. Preconizamos a castração de cadelas entre o primeiro e o segundo cio, evitando assim que o animal tenha hipoplasia de vulva (vulva infantil) e consequentemente cistites recorrentes.
Para gatas, a castração é indicada no quinto mês antes do primeiro cio.
Para cães e gatos machos, a castração pode ser feita a partir do quinto mês de vida.
Existem algumas novas teorias que os animais devem ser castrados de acordo com o peso e não com a idade e de acordo com o porte. Para que essa dúvida seja sanada e que se possa planejar com facilidade o procedimento, procure sempre um profissional veterinário da nossa equipe VetPopular.

RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA
O procedimento cirúrgico da castração tanto para fêmeas como para machos é relativamente simples e a sua recuperação é rápida, em torno de 7 a 10 dias. Durante a recuperação o animal precisa ficar em repouso, evitando assim subir e descer móveis ou escadas, fazer controle de dor com analgésicos, anti-inflamatório e antibioticoterapia e usar colar elisabetano (o famoso abajur) e/ou roupa cirúrgica para evitar que o animal retire os pontos ou lamba a ferida cirúrgica, até que os pontos sejam retirados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A proteção dos dados pessoais é muito importante para o Grupo Vet Popular, com isso estamos implementando medidas de segurança e a continuação do uso do nosso site confirma a sua aceitação