Veterinário alerta que a “Síndrome Urológica Felina” pode levar à óbito.

A Síndrome Urológica Felina (SUF) é uma doença que acomete felinos de ambos os sexos, e quando ocorre, pode por a vida do animal em risco.
Os machos tem uma maior tendência em desenvolver a doença por causa da sua uretra, que é fina e estreita, enquanto as fêmeas, por terem a uretra curta e larga não são obstruídas facilmente, sendo o sintoma mais comum a cistite.

A origem da doença é discutida, apesar de alguns Veterinários afirmarem que gatos com sobrepeso, sedentários e com uma alimentação com baixo teor de água tem maior tendência a desenvolver a síndrome.

É característica da síndrome a formação de cálculos ao longo do trato urinário, que geralmente ocorrem na bexiga e variam de formato e tamanho, desde pequenas partículas arenosas à pequenas pedras.

Os principais sintomas da SUF são dores intensas ao urinar, sempre com dificuldade ou ausência total de micção; urinar com maior frequência, mas em quantidades muito pequenas; presença de sangue na urina; o gato pode urinar em locais dentro de casa, mesmo quando está acostumado a urinar num lugar específico.

“Os gatos com obstrução podem vir à óbito por consequência de acúmulo de substâncias tóxicas de excreção no sangue, a ureia e creatinina”, diz o Médico Veterinário Luiz Cesar di Carlo Moretti, diretor do Hospital Veterinário Vet Popular 24h.

Gatos com SUF devem ser tratados rapidamente pelo veterinário, massagens no abdômen ou sondas uretrais são métodos tradicionais para eliminar a urina retida na bexiga. Logo após a eliminação da urina, é a vez da administração do soro, antiinflamatórios e antibióticos, que são partes essenciais do tratamento.

Em casos mais complicados como: animais ariscos, agitados, com muita dor ou muito debilitados, o Veterinário opta em realizar uma internação para tratamentos mais específicos.

Cirurgia em casos crônicos de obstrução em machos é bem comum, mas pode trazer, em alguns casos, complicações como incontinência urinária, sangue na urina ou até maior risco de cistites.

“Alterar a dieta de gatos que sofrem com essa síndrome é muito importante. E podem incluir uma maior ingestão de água, ração de tratamento para o trato urinário, exercícios físicos para gatos obesos ou sedentários, entre outras indicações do seu Veterinário”, completa Moretti.

O Hospital Veterinário Vet Popular 24h, que fica localizado na Av. Conselheiro Carrão, 2694, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e atualizados, além de uma excelente infraestrutura para cuidar muito bem do seu amigo.

Hospital Zona Leste

Av. Conselheiro Carrão nº 2694 Vila Carrão