Caso sua dúvida não conste abaixo, utilize o menu de CONTATO.

CASTRAÇÃO EM CÃES E GATOS

O que é?

A castração de cadelas e gatas é o procedimento cirúrgico de retirada dos dois ovários, dos cornos uterinos e do útero e é chamado de ovariosalpingohisterectomia, mais conhecida como OSH ou OH.

A castração de cães e gatos é o procedimento cirúrgico de retirada dos testículos, epidídimos e parte dos cordões espermáticos, chamado de orquiectomia ou ORQ.

Quais são os exames pré anestésicos?

Antes do procedimento cirúrgico é necessário passar animal em consulta com um Médico Veterinário e realizar exames complementares.

Para a realização do procedimento é preciso coletar exames de sangue e exames cardíacos, além daqueles que o profissional veterinário julgar necessário em cada caso. Quanto mais idoso for o paciente, provavelmente mais exames precisarão ser feitos para aumentar a segurança e entendimento da cirurgia e da anestesia de acordo com cada situação.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Para as fêmeas, a castração evita em torno de 90% das formação de tumores mamários, pseudociese (gravidez psicológica) e se for realizada corretamente, anula completamente a chance de ter infecção de útero (piometra). Além desses benefícios, o animal não tem mais filhotes, não possui mais a fase estral (cio), diminui agressividade, comportamentos territorialistas, incidência de fugas, ajuda no tratamento de dermatoses (como a sarna demodécica), controla anormalidades endócrinas etc.

Para machos, a castração evita permanentemente a reprodução, a hiperplasia prostática benigna, tumores testiculares, diminui comportamentos agressivos e territorialistas, incidências de fugas, hérnia perianal e inguinal.

Os benefícios estão diretamente relacionados com a idade em que o animal foi castrado.

QUANDO CASTRAR?

Para cadelas, a castração é indicada a partir do sexto mês, quando a maioria dos animais atinge a maturidade sexual. Preconizamos a castração de cadelas entre o primeiro e o segundo cio, evitando assim que o animal tenha hipoplasia de vulva (vulva infantil) e consequentemente cistites recorrentes.

Para gatas, a castração é indicada no quinto mês antes do primeiro cio. Para cães e gatos machos, a castração pode ser feita a partir do quinto mês de vida. Existem algumas novas teorias que os animais devem ser castrados de acordo com o peso e não com a idade e de acordo com o porte. Para que essa dúvida seja sanada e que se possa planejar com facilidade o procedimento, procure sempre um profissional veterinário da nossa equipe VetPopular.

RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA

O procedimento cirúrgico da castração tanto para fêmeas como para machos é relativamente simples e a sua recuperação é rápida, em torno de 7 a 10 dias. Durante a recuperação o animal precisa ficar em repouso, evitando assim subir e descer móveis ou escadas, fazer controle de dor com analgésicos, anti-inflamatório e antibioticoterapia e usar colar elisabetano (o famoso abajur) e/ou roupa cirúrgica para evitar que o animal retire os pontos ou lamba a ferida cirúrgica, até que os pontos sejam retirados.

Orçamentos de cirurgia, (castração, piometra, ortopédica, retirada de nódulos)

Os orçamentos de cirurgias são avaliados caso a caso, pois dependem da avaliação do médico veterinário. O veterinário irá avaliar o Pet e solicitar os exames e procedimentos necessários para cada caso. Só assim, mediante a uma avaliação que saberemos os valores. Oferecemos uma condição de pagamento facilitada caso o tutor precise.

Orçamento de eutanásia.

Inicialmente é necessária uma avaliação clínica de um médico veterinário para saber se o Pet tem indicação de Eutanásia. O valor será informado pelo veterinário no consultório.

CINOMOSE

O QUE É?

A cinomose é uma doença infecciosa (passa de um cão para outro/outros) e, infelizmente, possui uma taxa de mortalidade muito alta. É uma doença causada por um vírus que atinge somente organismo de cães e pode ser transmitida com contato simples e rápido entre um animal e outro. É mais comum ocorrer em animais que não são vacinados (a vacina polivalente de cães possui imunidade contra cinomose), mais frequente em animais jovens, porém pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Habitualmente, esse vírus causa alterações no organismo que muitas vezes se tornam irreversíveis! O vírus entra no organismo e atinge regiões de estômago e intestino, acometem região nervosa (cérebro e nervos) e faz com que o animal não consiga se locomover adequadamente e tenha tremores/convulsões pelo corpo que não permitem uma qualidade de vida. Por essas últimas alterações mencionadas, que essa doença é popularmente conhecida como a “doença da queda das cadeiras”.

Como saber que meu animal está com cinomose?

Primeira coisa que precisa levar em consideração: o animal está vacinado? Não? Levar para um atendimento veterinário no VetPopular imediatamente! Lá você poderá atualizar as vacinas, questionar o profissional que está atendendo e entender melhor sobre doenças e vacinações.

Seu animal está vacinado ou encontrou um animal na rua e não sabe se está vacinado? Proceder com o mesmo citado acima e procurar descobrir se é positivo ou não à doença. Hoje existem testes que o VetPopular faz que conseguem diagnosticas a presença ou ausência do vírus.

Quais são as principais manifestações clínicas de um animal que está com cinomose? Normalmente apresentam prostração (tristeza), falta de apetite, diarreia, vômitos, febre, secreção esverdeada ou amarelada nos olhos e na narina, tremores musculares, paralisia de algum membro e convulsões.

Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico

O diagnóstico é feito através do exame de sangue e de imagem, incluindo sorologia e exames gerais para checar se outros órgãos estão acometidos.

O tratamento consiste melhoras as manifestações clínicas, pois ainda não há um medicamento antiviral que possa combater o vírus. Medicamentos que controlam infecções, febre, dores, incômodos e convulsões serão utilizados e se o animal está em situação mais debilitada, a internação é importantíssima para tentar reverter o quadro de uma doença grave!

O prognóstico, ou seja, a previsão médica para o futuro de um paciente com determinada doença é reservado! Isso significa que por ser uma doença que pode atingir muitas partes do corpo e órgãos, não há como prever exatamente se o tratamento surtirá efeito a ponto do animal ter alta e conseguir conviver com o vírus sem novas manifestações clínicas.

Em suma, a cinomose é uma doença que atinge os cães e é comum em regiões metropolitanas! Por isso, sempre mantenha a carteirinha de vacinação do seu melhor amigo atualizada e sempre busque atendimento por um profissional veterinário qualificado! No Vetpopular temos todas as vacinas importadas e de boa qualidade para aplicação nos animais e o melhor de tudo, 24 horas por dia, sempre com uma atenção especial para sanar suas dúvidas e aplicar o melhor da medicina veterinária a preços populares!

MEDICINA PREVENTIVA

O QUE É?

A prevenção de doenças e de alterações do metabolismo fornece ao tutor, ao animal e ao médico veterinário uma segurança maior do que se trata de precaver afecções que podem acometer animais e levá-los à situações patológicas sérias.

Levar seu animal para um atendimento veterinário no momento em que ele se encontra doente é muito importante! Mas será que checkups e avaliações periódicas com o seu clínico geral ou especialista de preferência, não fariam o seu animal ficar doente? Muitas vezes algumas doenças podem ser diagnosticadas antes mesmo do animal apresentar manifestações clínicas (sintomas) e isso pode, sem dúvida, salvar a vida de um animal! Portanto a medicina preventiva é de extrema importância para manter a saúde dos pets e pessoas que com eles convivem.

SITUAÇÕES GERAIS

Ao levar seu pet para um atendimento veterinário, o profissional qualificado irá avaliar não somente a queixa que o tutor faz no consultório, mas também uma inspeção clínica no atendimento que tem uma importância ímpar e essencial! Facilitando a detecção de alterações não visualizadas pelo tutor, presença de parasitas (verminoses, carrapatos, pulgas, piolhos etc); A inspeção da carteirinha de vacinação fará o seu pet sempre estar com as vacinas em dia, evitando aquelas doenças que já temos um “antídoto” no mercado! Imagina só você sair de uma consulta, sabendo que seu pet está imune a muitas doenças graças à vacinação que está atualizada e carimbada por um médico veterinário? Sua tranquilidade para passeios e viagens estará presente!; todos os tutores de animais têm dúvidas sobre alguns assuntos, mas a alimentação é recordista em dúvidas! Nada melhor do que ir para uma consulta de rotina para avaliação geral de um animal e ainda sair de lá com todas as dicas de rações ou de alimentos que podem ou não ser ingeridos! Que tal?

Intervalo de tempo entre avaliações: o período depende de cada situação! Existem animais hígidos (saudáveis sem doenças) que podem realizar consultas de rotina a cada 6 ou 12 meses; animais filhotes devem ser acompanhados durante o crescimento e desenvolvimento mensalmente, até pelo menos seus 6 meses de idade e assim, de acordo com a orientação do médico veterinário que está atendendo (semelhante ao que se faz com crianças recém nascidas); alguns pacientes que possuem doenças crônicas, precisam fazer acompanhamento a cada 2 a 3 meses, ou até menos, de acordo com cada situação! A recomendação sempre deve ser dada por cada profissional em cima de cada situação específica; para os animais idosos, a avaliação e as visitas ao profissional veterinário também deve ser feita de acordo com cada situação, mas não podendo passar de 6 meses entre uma avaliação e outra! Lembrando que a idade dos filhotes funciona mais ou menos assim: Os filhotes atingem a fase adulta, em média, com 12 meses de idade. A partir desse período são considerados adultos e iniciam a fase senil (idosos) a partir dos 7 ou 8 anos.

A importância da prática da medicina preventiva fornece benefícios ao animal, permitindo assistência médica periódica e proteção contra patógenos que se pode combater; fornece benefícios ao tutor, conferindo-lhe uma segurança sobre a situação clínica do animal e uma possibilidade muito maior de que esse animal viva muito mais tempo ao seu lado e; fornece benefícios ao profissional veterinário, por poder identificar todas as alterações precocemente e atuar de uma maneira preventiva, conseguindo atingir o sucesso terapêutico/médico com muito mais agilidade e acessibilidade!!

PIOMETRA

O QUE É?

Piometra é o acúmulo de pús no interior do útero que pode ser classificada em aberta ou fechada. A aberta é quando há secreção vaginal (saindo pus pela vagina) e a piometra de cérvix fechada é quando não há drenagem de líquido pela vulva, que é a forma mais grave da doença, ou seja: o útero possui alguma anormalidade e por algum motivo entrou uma bactéria dentro do útero. Essa bactéria tem tendência a se multiplicar e isso acaba gerando a presença de pus! Esse pus não é desejado pelo organismo e ele tenta eliminar, aparecendo essa secreção na vulva da cadela. Infelizmente, existem algumas situações em que não há possibilidade desse líquido com pus sair e fica acumulando dentro do útero, podendo inclusive causar o rompimento do órgão, causando a morte do animal.

O QUE CAUSA?

Está associado a infecção bacteriana (geralmente a Escherichia coli) e ação dos hormônios progesterona e estrógeno (naturais ou artificiais). Os anticoncepcionais aplicados em cadelas e gatas predispõem o aparecimento da piometra, entre outras doenças.

Quais são os sintomas?

As principais manifestações clínicas são: tristeza, falta de apetite, vômito e dor abdominal. Durante o exame físico do paciente, observamos abdômen grande e com dor ao palpar, secreção vulvar, febre, distúrbios de pressão arterial etc.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da anamnese completa, exame físico do paciente, exame de imagem, como a ultrassonografia abdominal (onde podemos evidenciar a presença de líquido dentro do útero e o seu tamanho), exames de sangue gerais (inclusive para avaliar se a paciente se encontrará passível de um procedimento cirúrgico se for positivo para piometra).

Qual é o prognóstico?

Pensando na resolução do quadro após o diagnóstico, podemos dizer que o prognóstico se dá da seguinte maneira: Se a afecção estiver no estágio inicial o prognóstico é bom. Se a afecção estiver em estágio mais avançado, com comprometimento dos órgãos do paciente o prognóstico torna-se reservado (ou seja, precisaremos acompanhar para saber se existirá ou não a melhora). Infelizmente é uma das doenças com maior incidência de óbito em cadelas, pois muitas vezes a paciente demora a ter sinais clínicos e/ou não tem secreção vaginal, camuflando assim a doença. Cerca de cinco a 8% dos pacientes morrem apesar da terapia apropriada, especialmente se houver ruptura do útero por conta da distensão uterina excessiva.

Qual é o tratamento?

A conduta mais eficiente, adequada e mais frequentemente realizada é a ovariosalpingohisterectomia (castração) e outras medicações necessárias como medicações para dor, febre, controle de infecção etc.

RINOTRAQUEITE

O QUE É?

Rinotraqueíte é uma doença viral entre os felinos! É o vírus mais comumente encontrado entro os felinos domésticos e silvestres, também responsável pelo COMPLEXO RESPIRATÓRIO FELINO (CRF), conhecido popularmente como RINOTRAQUEÍTE. É uma doença de distribuição mundial, mais observada em locais com muitos felinos (gatis, abrigos etc).

Causas

Por se tratar de um vírus, sua transmissão ocorre quando animais infectados eliminam grande quantidade de cargas virais em secreções, principalmente por corrimentos nasais, salivas e espirros e outras secreções corporais.

Após a exposição viral há um período de encubação viral de 24/48 horas, já sendo possível observar alguma secreção nasal.

Principais Sintomas

Descarga nasal e ocular de início mucoso (“remelas” e secreções catarrais nasais), espirros, tosses; falta de ar; febre; conjuntivite; perda de apetite e tristeza (prostração).

Tratamento

O tratamento é escolhido conforme a necessidade individual do paciente . É necessário uso de medicações para combater infecções, febre, mal estar, falta de apetite etc. Cada paciente necessitará de um tipo de medicação conforme a situação clínica individual.

A realização da imunização (vacina) é de grande importância, com efeito satisfatório no controle da doença evitando o surgimento de sinais clínicos. Mais nenhuma vacina protegecontra a infecção ou estado de portador, sendo necessário associar a manejo em locais de aglomeração, restringindo o paciente para que se mantenha saudável e com o mínimo de exposição ao vírus.

OUTROS ASSUNTOS

Valores de consultas clínicas e especialidades.

Solicitamos que entre em contato com nossa central de atendimento para saber os valores das consultas com os clínicos e especialistas.

Central de Atendimento ao Pet

Por motivos éticos não podemos informar de forma publica os valores de nossas consultas.

Valores de vacinas.

Solicitamos que entre em contato com nossa central de atendimento para saber os valores das consultas com os clínicos e especialistas.

Central de Atendimento ao Pet

Por motivos éticos não podemos informar de forma publica os valores de nossas consultas.

Se recebemos corpo de animais de estimação?

Sim, recebemos. Para saber dos valores, por favor entrar em contato com nossa central de atendimento.

Central de Atendimento ao Pet

Por motivos éticos não podemos informar de forma publica os valores de nossas consultas.

Quais os endereços?

UNIDADE
CARRÃO 24H

Todos os dias
Av. Conselheiro Carrão, 2694
Vila Carrão • São Paulo • SP • 03402-002


UNIDADE
GUARANI 12H


Todos os dias, das 8h às 20h
Avenida Sapopemba, 5806
Vila Guarani • São Paulo • SP • 03374-001


UNIDADE
Tucuruvi 24H

Todos os dias
Av. Guapira, 669
Tucuruvi • São Paulo • SP • 02265-001

Precisa agendar consulta?

Para passar em consulta com nossos Médicos veterinários clínicos não é necessário o agendamento. Nosso atendimento é por ordem de chegada. Consulte os valores da consulta em nossa Central de Atendimento.
As consultas com os Médicos veterinários especialistas são necessárias agendar em nossa Central de atendimento.

Central de Atendimento ao Pet
Precisa agendar consulta?

Realizamos exames laboratoriais e de imagens. Para agendar e saber dos valores entre em contato com nossa Central de Atendimento.

Central de Atendimento ao Pet
Horário de funcionamento?

Unidade Carrão 24 hs
Unidade Norte 24 hs
Unidade Guarani – das 8 às 20hs de domingo a domingo

FAQ - Perguntas Frequentes