Os cuidados com os animais de estimação requerem mais do que comida e uns afagos.

Ter um animal em casa é sempre motivo de grande alegria, entretanto essa escolha deve ser feita de forma muito consciente, uma vez que a chegada de um pet trará mudanças repentinas na rotina casa. Além da diversão e da companhia que um bichinho traz, é preciso se atentar aos cuidados que eles demandam, como por exemplo: a higienização do local, a alimentação deles, as datas das vacinas, as idas ao veterinário, banho e tosa, entre outras atividades corriqueiras que muitas vezes, por falta de conhecimento acabam sendo negligenciadas.
Doenças graves costumam ser transmitidas através das fezes e do xixi, por isso é de extrema importância manter o local no mínimo organizado, afinal é ali que você, e o novo integrante irão brincar, correr, se alimentar, crescer e viver. E infelizmente, alguns tutores esquecem ou desconhecem essas necessidades. Algumas doenças e bactérias, podem ser transmitidas pela água ou pelos seus dejetos, através de insetos em geral.

De acordo com Caroline Mouco Moretti, Diretora Geral do Grupo Vet Popular “a assepsia completa não precisa ser realizada todos os dias, até porque adaptar isso na rotina pode tornar essa relação desgastante, mas manter a ordem, sem a presença de fezes, é fundamental”.
Evitar que o animal entre em contato com a sujeira é tão importante quanto conhecer os seus gostos e hábitos. “Faça passeios com frequência, estimule as caminhadas e brincadeiras. Isso além de aproximar o animal do dono, também ajuda no desenvolvimento deles” – pontua.

Também costumo ressaltar a importância da alimentação. Ela interfere diretamente no sistema digestivo e na saúde dos pets e manter uma alimentação balanceada respeitando a faixa etária de cada um, é essencial na prevenção de doenças, no aumento e na qualidade da vida do animalzinho. “Ao contrário do que se pensa, as rações são desenvolvidas para suprir todos os nutrientes e proteínas para cada fase, dessa forma o sistema digestivo opera de forma saudável, auxiliando também na organização do ambiente, através de consistência e odor. Ou seja, nada de incluir a sua alimentação na rotina dos animais. Comida de humano é diferente!” – conclui.

Hospital Zona Leste

Av. Conselheiro Carrão nº 2694 Vila Carrão
(11) 2093-0867

Hospital Zona Norte

Avenida Guapira nº 669 Tucuruvi
(11) 2982-6070

Centro de Diagnósticos

Av. Conselheiro Carrão nº 2654 Vila Carrão
(11) 2090-0610