Quais vacinas devem ser reforçadas anualmente nos cachorros.

De todos os cuidados mais frequentes que você deve ter com seu cão, a vacinação é uma das mais importantes. Muitos donos acreditam que eles só precisam adotar ou comprar o cão, lhe dar comida e carinho, sem se preocupar com sua saúde, sem leva-lo ao veterinário ou pra vacinar. Pior, muitos compram ou adotam filhotes “já vacinados” e acreditam que nunca mais vão ter que gastar com assistência à saúde do cão, levando-o ao veterinário apenas quando ele já estiver muito doente.

Cuidados
Mas, a verdade é que os animais de estimação precisam de atenção e cuidados à saúde por toda a vida, para prevenir que eles tenham doenças fatais a eles, e até perigosas aos donos. Seu cachorro não vai precisar ir ao veterinário ou tomar vacina sempre, mas pelo menos anualmente, e para reforçar as vacinas que devem ser reforçadas anualmente, ele precisa.

Vacinas
Os cães precisam receber uma vacina, ainda quando filhotes, conhecida como óctupla por prevenir oito tipos de doenças que antes eram comuns. Essas doenças são a cinomose, a parainfluenza, a parvovirose, a coronavirose, a hepatite infecciosa, a tosse dos canis e dois agentes da leptospirose.

Essa vacina óctupla deve ser reforçada anualmente, e somente após serem vermifugados.

É muito importante levar seu cachorro ao veterinário e já combinar com ele em que época você deve levar seu cachorro, todo ano, a uma consulta geral de reforço de vacinas e vermifugação. O veterinário, conhecendo o perfil do cachorro, do seu local e sabendo quais são as doenças que estão ameaçando mais a saúde dos animais ano a ano, é a melhor pessoa para determinar quais vacinas seu cachorro deve tomar anualmente e quando.

A vacina óctupla é a vacina básica que seu cão deve tomar todo ano, mas além dela, existem várias vacinas no mercado que previnem outras doenças. Dependendo do local onde você mora, pode estar havendo algum tipo de epidemia, ou os veterinários podem estar percebendo o aumento de algum tipo de doença e recomendar que seu cão tome uma vacina para preveni-la.

É por esse motivo que a vacina óctupla não tem um programa único de imunização anual e você deve combinar isso direto com um veterinário de sua confiança. Porque muitos fatores variam de cão para cão e local para local. Mas, a necessidade de reforço da imunização não varia.

Outra vacina que deve ser reforçada anualmente, e que muitas vezes possuem programas vindo do governo federal ou do seu estado, é a antirrábica, que previne a raiva, uma doença perigosa para seu cão e para os humanos. Normalmente, o governo tem campanha gratuita anual para a antirrábica, por isso, elas costumam ser a única vacina que os cães tomam anualmente. Infelizmente, a antirrábica só irá prevenir a raiva, enquanto a óctupla previne mais oito doenças que podem ser fatal ao seu cão.

Não se esqueça dela.
Com a ida anual ao veterinário para vermifugação e reforço da óctupla, e a participação na campanha anual da antirrábica, seu cachorro pode desfrutar de uma vida saudável e sem perigos.

Fonte: Portal Pets.

Hospital Zona Leste